Fundado em consequência da fusão de dois grupos folcóricos então existentes na freguesia de Santana. Este grupo de folclore tem actualmente 42 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 73 anos. Este Grupo ao longo dos anos tem vindo a divulgar o folclore Madeirense transmitindo os seus costumes, usos e tradições à população, tanto no campo da música, indumentária, valorizado a cultura madeirense.
Santana
Situada na costa nordeste da Ilha, entre o Calhau de S. Jorge e a Ponta do Clérigo, a Freguesia de Santana dista 40 km do Funchal.
É uma das mais pitorescas e encantadoras paisagens de toda a ilha, disposta na sucessão de montanhas entre a agreste Cordilheira Central e o Mar do Norte, estendendo-se num planalto onde se encontram as habitações, algumas ainda em colmo como antigamente - as casas típicas de Santana -, que devido à pouca abundância de pedra rija e ao clima frio no Inverno, levaram os primeiros habitantes a adoptar um tipo de casas rústicas de madeira, cobertas com palha de trigo, com alta empena, descendo as abas quase até ao solo.
A agricultura tem sido a base de subsistência da população de Santana.
O Concelho de Santana é caracterizado não só pela sua bela paisagem e riqueza florestal, mas também pelo valioso e extenso património.
O nome da Freguesia advém da invocação à sua Padroeira, Santa Ana.
Principais canções e danças tradicionais
A Mourisca de Santana
Bailinho de Santana
Baile Corrido
Canção – O Pedido de Namoro
Romarias
Festa do Povo
Trajes
(...)
Representações Nacionais:
já teve várias actuações em festivais internacionais, a nível do continente mais propriamente na parte norte, centro e Açores, tais como: Festival Internacional de Ponta de Barca, Festival Internacional de Barcelos, Festival de grupos rurais de Santarém, Castelo de Vide, Ortiga...
Representações internacionais:
Frankfurt – Alemanha
Londres - Inglaterra
Outras actividades
(...)
Publicações/Edições
Em 1998 editou o seu 1º CD denominado “Memorias Vivas”
Aspectos históricos
Santana foi fundada como freguesia a 4 de Junho de 1552 e elevada a Concelho a 5 de Novembro de 1835. A vila ascendeu ao estatuto de Cidade no ano 2000 por decisão da Assembleia Legislativa da Madeira. O Concelho esteve isolado por mar e terra durante alguns anos, o que levou os seus habitantes a desenvolverem características únicas como é o caso das casas típicas cobertas de colmo.
A agricultura é uma das principais actividades económicas. As novas acessibilidades têm permitido um desenvolvimento mais acelerado do concelho e como consequência o êxodo rural tem vindo a diminuir.
O concelho é composto por seis freguesias.
Um dos pontos de passagem obrigatório é ao Parque Temático da Madeira: um dos principais atractivos turísticos.
É também neste concelho que podem ser encontrados magnificos passeios a pé nas nossas "levadas" em plena floresta Laurissilva.
Origem do nome
Fica a deve-se a uma capela dedicada à padroeira Sant’ Ana.
Localização: a norte do Concelho do Funchal. As novas acessibilidades colocaram Santana mais próxima do Funchal (entre 40 a 45 minutos). É delimitado pelos concelhos de São Vicente, Machico, Santa Cruz, Funchal e ainda Câmara de Lobos.
População: 10 190 habitantes
Área: 136 km2
Festas e Romarias Principais
Festa dos Compadres (dá início às Festividades de Carnaval na Madeira); Festival de Folclore 48 Horas a Bailar (em Julho); Festa de Santa Ana (último fim-de-semana de Julho); Exposição Regional da Anona na freguesia do Faial (Março); Festival Internacional Vozes do Atlântico – Faial (Agosto); Mostra Gastronómica de Santana (Julho); Exposição Regional do Limão (acontece na freguesia da Ilha no mês de Maio); Festa de São José – Arco de São Jorge (Junho ou Julho).
Oragos: Santa Ana
Feriado: 25 de Maio e dia da Cidade (01 de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário