quarta-feira, 14 de abril de 2010

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.

Fundado em consequência da fusão de dois grupos folcóricos então existentes na freguesia de Santana. Este grupo de folclore tem actualmente 42 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 73 anos. Este Grupo ao longo dos anos tem vindo a divulgar o folclore Madeirense transmitindo os seus costumes, usos e tradições à população, tanto no campo da música, indumentária, valorizado a cultura madeirense.




Santana

Situada na costa nordeste da Ilha, entre o Calhau de S. Jorge e a Ponta do Clérigo, a Freguesia de Santana dista 40 km do Funchal.

É uma das mais pitorescas e encantadoras paisagens de toda a ilha, disposta na sucessão de montanhas entre a agreste Cordilheira Central e o Mar do Norte, estendendo-se num planalto onde se encontram as habitações, algumas ainda em colmo como antigamente - as casas típicas de Santana -, que devido à pouca abundância de pedra rija e ao clima frio no Inverno, levaram os primeiros habitantes a adoptar um tipo de casas rústicas de madeira, cobertas com palha de trigo, com alta empena, descendo as abas quase até ao solo.

A agricultura tem sido a base de subsistência da população de Santana.

O Concelho de Santana é caracterizado não só pela sua bela paisagem e riqueza florestal, mas também pelo valioso e extenso património.

O nome da Freguesia advém da invocação à sua Padroeira, Santa Ana.



Principais canções e danças tradicionais

A Mourisca de Santana

Bailinho de Santana

Baile Corrido

Canção – O Pedido de Namoro

Romarias

Festa do Povo



Trajes

(...)



Representações Nacionais:

já teve várias actuações em festivais internacionais, a nível do continente mais propriamente na parte norte, centro e Açores, tais como: Festival Internacional de Ponta de Barca, Festival Internacional de Barcelos, Festival de grupos rurais de Santarém, Castelo de Vide, Ortiga...



Representações internacionais:

Frankfurt – Alemanha

Londres - Inglaterra



Outras actividades

(...)



Publicações/Edições

Em 1998 editou o seu 1º CD denominado “Memorias Vivas”

                      

                                 
                                                             Aspectos históricos




Santana foi fundada como freguesia a 4 de Junho de 1552 e elevada a Concelho a 5 de Novembro de 1835. A vila ascendeu ao estatuto de Cidade no ano 2000 por decisão da Assembleia Legislativa da Madeira. O Concelho esteve isolado por mar e terra durante alguns anos, o que levou os seus habitantes a desenvolverem características únicas como é o caso das casas típicas cobertas de colmo.

A agricultura é uma das principais actividades económicas. As novas acessibilidades têm permitido um desenvolvimento mais acelerado do concelho e como consequência o êxodo rural tem vindo a diminuir.

O concelho é composto por seis freguesias.

Um dos pontos de passagem obrigatório é ao Parque Temático da Madeira: um dos principais atractivos turísticos.

É também neste concelho que podem ser encontrados magnificos passeios a pé nas nossas "levadas" em plena floresta Laurissilva.



Origem do nome



Fica a deve-se a uma capela dedicada à padroeira Sant’ Ana.



Localização: a norte do Concelho do Funchal. As novas acessibilidades colocaram Santana mais próxima do Funchal (entre 40 a 45 minutos). É delimitado pelos concelhos de São Vicente, Machico, Santa Cruz, Funchal e ainda Câmara de Lobos.



População: 10 190 habitantes



Área: 136 km2



Festas e Romarias Principais



Festa dos Compadres (dá início às Festividades de Carnaval na Madeira); Festival de Folclore 48 Horas a Bailar (em Julho); Festa de Santa Ana (último fim-de-semana de Julho); Exposição Regional da Anona na freguesia do Faial (Março); Festival Internacional Vozes do Atlântico – Faial (Agosto); Mostra Gastronómica de Santana (Julho); Exposição Regional do Limão (acontece na freguesia da Ilha no mês de Maio); Festa de São José – Arco de São Jorge (Junho ou Julho).



Oragos: Santa Ana



Feriado: 25 de Maio e dia da Cidade (01 de Janeiro)

Nenhum comentário: