quarta-feira, 14 de abril de 2010

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz.

O Grupo de folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, fui fundado pelo Padre Alfredo Aires de Freitas, por ocasião das festas do Santíssimo Sacramento. Surgiu da necessidade sentida por um grupo de jovens voluntários da Paróquia de investigar os usos, costumes, tocares e cantares dos seus antepassados.


Actualmente composto por 32 elementos, na sua maioria jovens estudantes e integrado na Casa do Povo de Santa Cruz desde 1989, continua com a recolha dos hábitos do povo desta freguesia.



Santa Cruz

Esta cidade situa-se na costa leste da ilha, a cerca de 18,6Km da capital. É nesta cidade que se localiza o Aeroporto Internacional da Madeira.

É sede de um concelho com uma área de 82,0 km2, 34 854 habitantes e 5 freguesias.



Principais canções e danças tradicionais

(...)



Trajes

A indumentária foi parte do estudo que mais dúvidas apresentou, por conseguinte, continua a aprofundar este tema de modo a poder divulgar o melhor possível os trajes com que os antepassados desta freguesia lavraram a terra, cultivam os cereais e como se vestiam para ir adorar a Deus.

As raparigas trajam:

- O chamado traje domingueiro de Inverno, roupa que as mulheres usavam ao Domingo quando iam para a missa nos dias de frio, era composto por; saia vermelha de lã debruada a linho, colete de baeta vermelho, capa de baeta azul, blusa de linho de manga comprida e lenço amarelo. – e traje domingueiro de verão - é idêntico ao primeiro, só diferindo na manga da blusa que é curta e em vez de lenço usam a tradicional carapuça.

- O traje de trabalho no campo; saia vermelha de lã, blusa branca de linho e lenço vermelho.

- O traje de fidalga; saia de baeta azul, blusa branca de linho arrendada e carapuça com lenço de linho.

E por fim temos o tradicional traje listado típico da Região.

Todas elas calçam bota chã com risca vermelha.

Os rapazes trajam:

- O traje domingueiro; camisa e calção de linho, bota chã sem risca vermelha. E com ou sem colete de seriguilha castanho, carapuça azul.

O traje de campo; camisa de linho, barrete de orelhas de lã de ovelha e bota chã castanha de pele de vaca ou de porco. - o traje de fidalgo; camisa branca de linho, calça azul baeta, bota chã e carapuça azul.





Representações Nacionais:

Vários Festivais de Folclore em Portugal Guarda, Évora e Aveiro.

Em 2004 Intercâmbio com o Rancho Folclórico Roda Viva do Telheiro - Maceira -Leiria e Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria – Castelo de Vide

Em 2007 intercâmbio como o Rancho Folclórico Unhais da Serra (Serra da Estrela) e os Moliceiros de Ovar.



Representações internacionais:

Espanha e França



Outras actividades

Desde 1995 organiza, juntamente com a Casa do Povo de Santa Cruz, o Festival de Folclore de Santa Cruz.



Publicações/Edições

Em 1990, gravou uma cassete áudio.

Em 2007 gravou um CD.

Nenhum comentário: