quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Gaula


Este Grupo tem por objectivo principal, a cultura da sua terra através das danças, cantares e trajes. É membro da Casa do Povo de Gaula desde 1987. É constituido por 35 elementos, dos 6 aos 65 anos de idade, com predominância etária entre os 15 e os 30 anos.




Gaula

Gaula é uma freguesia do leste da Madeira, fundada em 13 de Setembro de 1509, pertencente ao concelho de Santa Cruz, banhada pelo oceano Atlântico. A origem do seu nome está associada às novelas de cavalaria, cuja principal figura é o Amadis de Gaula. A sua população é constituída por cerca de 5 mil habitantes que se dedicam, na sua maioria, aos serviçoes e ao sector terciário. Está dividida em duas paróquias cujos oragos são Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Graça. Gaula é também conhecida por freguesia de adelos e freguesia das amoras.



Principais canções e danças tradicionais

Chama-Rita

Brinco de Oito

Cantar os Reis

Bailinhos das romarias



Trajes

Resumo Trajes: Os seus trajes são tecidos de lã e de linho, alguns na sua cor natural; as saias são riscadas, ora de branco e castanho, ora de várias cores. As baetas são frequentemente usadas até a década de 60. As polcas de chita, também fazem parte da indumentária feminina. Os homens trajam fato de linho, ou de seriguilha. O fato domingueiro do homem era composto por calça e casaco pretos, com chapéu preto. Para os trajes de trabalho, homens e mulheres usavam carapuça e bota chã. O lenço e a mantilha também foram usados até a década de 70.



Representações Nacionais:

Realizou os seguintes intercâmbios culturais:

1995 – Grupo Folclórico e Etnográfico de Fermentelos – Àgueda – Aveiro;

1996 – Rancho Folclórico “Podas e Vindimas” de Arruda dos Vinhos;

1997 – Rancho Folclórico “ Os Rurais” de Água Derramada – Grândola – Setúbal; 1998 – Grupo Folclórico e Etnográfico de Corredoura – S. Torcato – Guimarães; 1999 – Grupo de Folclore da Relva – S. Miguel – Açores;

2001 – Grupo Folclórico e Etnográfico de Fermentelos – Águeda – Aveiro;

2002 – Grupo Folclórico de Fajarda – Coruche – Santarém.



Representações internacionais:

(...)



Outras actividades

“Cantar os Reis”

Missas do Parto e Romagens



Publicações/Edições

Está em preparação o lançamento de um CD audio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Exmos Senhores,

O meu nome é Mónica Santos da empresa Catchawards Lda.
A Catchawards é responsável pelo recrutamento da equipa de música/ animadores de uma unidade hoteleira na Madeira.

Por esse motivo, venho por este meio informá-lo que ,se for do seu interesse, a nossa empresa teria todo o gosto em receber toda a sua informação profissional para que no futuro fosse possível a sua integração na nossa equipa.

Por tudo isto aguardo uma apresentação da sua actividade assim como os seus honorários para posterior análise.

Aguardo as vossas prezadas notícias.

Com os melhores cumprimentos,

Mónica dos Santos